quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SORRISO DAS MULHERES

Título: O sorriso das mulheres
Autor: Nicolas Barraus
Editora: Verus
Pág: 231

O que me atraiu em O sorriso das mulheres foi a frase " E foi ali, rodeada pelo aroma de chocolate e canela, que Aurélie cresceu e encontrou consolo nos momentos difíceis da vida", que li na sinopse. O livro conta a história de Aurélie, dona de um pequeno restaurante em Paris,  e André, um editor de livros. Pensei na hora: comida e livros juntos só pode ser uma boa história e tem de ser reconfortante. A história não me prendeu muito, é uma história gostosinha, mas sem muitos atrativos para mim. André enreda-se numa série de mentiras que para mim eram desnecessárias. Mas, sem elas a história não existiria de modo algum. E sempre é bom lembrar que o livro/história é do autor não minha. Não quero dizer com isto que sofri para ler, não é isto de modo algum, apenas esperava mais.  

E acho que os personagens me irritavam um pouco ou muito, li até rapidamente uma vez que o fiz em poucos dias, e estava com a leitura de três outros títulos em andamento.
Acho que não tenho muito mais a dizer, uma vez que o livro não me impressionou muito. Penso que daqui a alguns dias não vou lembrar de quase nada, é uma pena. Ao final fiquei com a impressão de ter lido uma Sabrina, daquelas bem fraquinhas. Ainda bem, que foi de promoção. 

Grifos:
Os anos nada significam. Só o que acontece neles.
Sempre que estou triste ou inquieta saio e compro flores.
Não consigo imaginar uma vida sem livros. 
Desde que conheci o ser humano, passei a amar os animais. 
Como é mesmo o ditado? O orgulho precede a queda.
Você lê o início: lixo. Dá uma olhada no meio: lixo. No fim: lixo.
Um bom livro é bom em todas as páginas.
Quando mentir, permaneça o mais próximo possível da verdade, rapaz; assim, é bem provável que acreditem em você. 

Sinopse:
Aurélie Bredin é a jovem e sensível proprietária do restaurante Le Temps des Cerises, no coração de Paris. Foi ali, no pequeno e romântico restaurante, que seu pai conquistou o coração de sua mãe, graças ao famoso menu d'amour. E foi ali, rodeada pelo aroma de chocolate e canela, que Aurélie cresceu e encontrou consolo nos momentos difíceis da vida. Mas agora, depois de uma decepção amorosa, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de confortá-la. Uma tarde, mais triste do que nunca, Aurélie se refugia numa livraria, onde se depara com um romance intitulado O sorriso das mulheres. Intrigada, ela começa a ler o livro e percebe que a protagonista é inspirada nela e que seu restaurante é um dos cenários principais. Surpresa, Aurélie decide entrar em contato com o autor – um misterioso e recluso inglês –, mas essa não é uma tarefa fácil. Ela não desiste e, quando finalmente consegue conhecer o escritor, esse encontro se revela bem diferente daquele que ela havia imaginado... Com sua escrita original, leve e apaixonada, Nicolas Barreau mistura neste livro amor, mistério, o charme de Paris e os sabores da cozinha, para levar até os leitores uma história que encanta e aquece o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário