quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ELE ESTÁ DE VOLTA

Título: Ele está de volta
Autor: Timur Vermes
Editora: Intrínseca
Pág: 304

Quando vi a Claudia e a Inês falando deste livro não resisti, e comprei. Ambas disseram que deram boas risadas e eu também dei, mas então por que ao final das contas eu diria que não gostei do livro?

Bem o livro não é que eu esperava, eu ri muito em determinados trechos, mas outros achei absurdamente cansativo e enfadonho e foi uma leitura que se arrastou por um período demasiado longo para um livro que esperava eu que fosse divertido.  A narrativa parte de um começo divertido e inusitado e se perde em meandros dos bastidores televisivos, o que para mim foi bem pouco inspirador.

A palavra é preconceito.

Grifos:

Isso é para ser engraçado? - murmurou Bronner - Política é sempre uma merda. Mas, fique à vontade, o programa é seu.

Na verdade, eu particularmente não gostava muito de assinar o meu nome. Nunca se sabe o que vão fazer com uma assinatura sua. 

Sinopse:  Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante. 

2 comentários:

  1. Que pena que o livro não te agradou totalmente. Eu me diverti bastante. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, acho que como sempre o problema foi o excesso de expectativas.

      Excluir