segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

UM BALANÇO FINAL



E chegando ao final de mais um desafio, aliás dois. Vamos a mais um balanço...

Sobre participar:


Participar de um Desafio Literário nem sempre é fácil, a que caçar livros em prateleiras, estantes, bibliotecas, ter novos olhares para velhos livros,  cumprir prazos, metas  e escrever, o pior de tudo é escrever. Às vezes, a narrativa sai tão espontaneamente, outras é um parto. Aliás, sempre flui enquanto leio e não tenho papel para anotar as enxurradas de pensamentos que vem à mente e  se esquece tudo dali a pouco. Mas, ainda assim dá uma sensação maravilhosa cada desafio cumprido. 

E este ano, maluca que sou, participei de dois.  Não foi um ano fácil, tive mudanças no trabalho, familiares adoeceram, familiares de amigos também,  a tendinite me acompanhou o ano todo,  tudo muito confuso e complicado. Dizem que a culpa é de Saturno, será que é?
Bem, mas como costumo dizer: eu sou brasileira, então...

Começamos o ano com a seguinte proposta, dois desafios com seus temas  e uma algumas propostas de leitura.  Montei uma prévia e bolei duas listinhas que mandei plastificar,  acompanharam-me até cumprir todas as metas.  Aliás todo mundo sabe que só relaxo quando cumpro todas as leituras e que não tenho paciência nem nervos para ler um livro a cada mês, afinal pode não dar tempo, não conseguir escrever,  não gostar do livro e  sei lá mais o quê... melhor montar uma lista, ler e escrever logo tudo, e repousar nos braços de Morfeu.

Já no finalzinho me permiti incluir duas releituras, que não são válidas para os moderadores, mas foram maravilhosas para mim.  

E vamos às listas:

Desafio Literário Skoob

1. Janeiro: Livro que virou filmeO lado bom da vida, O príncipe e o mendigo, O jardim secreto,    Julie & Julia, Sob o sol da toscana, Coração 

2. Fevereiro: Clássico mundialA utopia, O fantasma de Canterville, Falso cupom, A morte de Ivan Ilitch, O falecido Mattia Pascal, A prima Bete, Sonho de uma noite de verão  

3. Março: Suspense (englobando mistério/assassinato/policial) - Anjos e demônios,  Os espiões

4. Abril: Livro escrito por mulher - Emma,  Mansfield Park,  Mrs Dollaway, As avós   

5. Maio: Biografia -  Nômade,  Flor do deserto, Para sempre,  Lendo Lolita em Teerã 

6. Junho: Autor brasileiro (englobando contemporâneos)  Condessa VésperMeu reino por um cavalo, As mortes e o triunfo de Rosalinda - 

7. Julho: Livro que você não leria (indicado por outro participante) - "Entre o Agora e o Nunca" (indicado pela Adriana) 

8. Agosto: Livro sobre bruxas - As bruxas (Roald Dahal), Da magia à sedução,  Férias e encantos. 

9. Setembro: Série -  O sobrinho do mago 

10. Outubro: Ficção científica (englobando distopia)Farenheit 451 

11. Novembro: Infanto-juvenil -  Contos de mamãe gansa, Meu pé de laranja lima 

12. Dezembro: Lançamento de 2014 - A decidir 

Desafio Literário das Divas

1. Janeiro - Tema livre (qualquer gênero que preferir)  

2. Fevereiroromance que tenha como pano de fundo qualquer guerra ou revolução, ou mesmo pós guerra 
O tempo entre costuras -  María Dueñas - O leitor - Bernhard Schlink - Ardil-22 - Joseph Heller   

3. Março  – Autor brasileiro - Meu reino por um cavalo – Dias GomesEsaú e Jacó – Machado de AssisO marido perfeito – Felipe PennaCasa Velha – Machado de AssisMeu pé de laranja lima -  José Mauro de Vasconcelos 

4. Abril  - Biografia  - Infiel - Ayaan Hirsi AliFlor do deserto – Waris DirieLendo Lolita em Teerã  - Azar NafisiPara sempre - Kim Carpenter, Krickitt Carpenter 

5. Maio - Trama policial  Os espiões – Luís Fernando VeríssimoConan Doyle – emprestado (pai) 

6. Junho  – Poemas ou poesias  - Poemas preferidos pelo autor e seus leitores – Thiago de Mello 

7. Julho  – Literatura fantástica (inclusive terror, para quem gostar) - O fantasma de Canterville – Oscar Wilde,   Contos de fadas – Perrault, Grimm, Andersen , O sobrinho do mago – C S Lewis 

 8. Agosto – livro que virou filme - O lado bom da vida – Matthew QuickO príncipe e o mendigo – Mark Twain , Sob o sol da Toscana - Frances Mayes,  

9. Setembro -   Contos - Contos de Humor - Flávio Moreira da CostaUm amigo de Kafka - Isaac B. SingerContos fora da moda – Arthur Azevedo, Um gato indiscreto e outros contos  - SakiNuma pensão alemã – Katherine Mansfiled

10. Outubro  – uma história de amor (picante ou não) - O projeto Rosie –  Graeme SimsionO amor nos tempos do cólera – Garcia MarquezAmor dividido – Barbara Pym , Emma – Jane AustenMansfield Park – Jane AustenA Última Façanha do Major Pettigrew  - Helen Simonson 


11. Novembro  – escolha um autor entre: Mia Couto, Martha Medeiros, Fernanda Young, Lya Luft, Clarice Lispector, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes ou Caio Fernando Abreu

12. Dezembro – tema livre novamente 

Balanço final

Vieram do Desafio de 2013 e continuaram pendentes -  Sob o sol da Toscana, Julia & Julie, O falecido Mattia Pascal, Mrs  Dalloway, A prima Bete.

O que não correspondeu - O tempo entre costuras( sofri para ler) O lado bom da vida (foi muito chato),  

As gratas surpresas - Arroz de Palma, O amigo Fritz, Hai-Kais, A benção

Os reencontros - 84 Charing Cross Road, O vento nos salgueiros

Me fez chorar - O meu pé de laranja lima ( que livro mais triste)

Me fez rir (aadooro) - Contos fora da moda, A benção , O amigo Fritz

Aqueles que aqueceram a alma quando precisei de acalanto - Arroz de Palma, Minha cozinha em Berlim, 84 Charing Cross Road, O vento nos salgueiros.

Minha participação em Desafios Literários começou aqui , e continuará aqui.

Nos veremos em 2015? Vai saber...



4 comentários:

  1. Ah, adorei o post!
    Parabens pela dedicação!!
    É muito gostoso terminar um desafio.
    Estou super ansiosa pra ler Arroz de Palma e Cozinha em Berlim. Gostei, mas nao amei tempo Entre Costuras.
    Até 2015! Comtamos com vc :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , Claudia.
      Arroz de Palma é uma delícia e Cozinha em Berlim, também. Também não gostei muito de Entre Costuras, mas acho que foi excesso de expectativas.

      Excluir
  2. Desafios são isso mesmo: achar livros que se encaixem nos temas, encontrar tempo para ler em meio à loucura do dia a dia, superar a preguiça de escrever (é, complicado mesmo...) e os contratempos que inevitavelmente surgem no caminho. Difícil, porém dá uma sensação boa no final, não?
    E invejei suas listas organizadas! Eu tenho várias listas, de vários projetos que executo ao mesmo tempo, mas as minhas não são assim bonitinhas... saio escrevendo em qualquer papel, rabisco, puxo setas, troco a cor da caneta... hahaha. Acho que vou tirar foto das minhas para postar na retrospectiva :)
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro isto de rabiscar em qualquer papel, mas infelizmente quase não carrego papel. Acho que vou adotar sua ideia quem sabe se consigo fazer isto ano que vem.

      Excluir