sexta-feira, 16 de maio de 2014

O CÉU EXISTE MESMO


 
Título: O céu existe mesmo
Autor: Todd Burpo,Lynn Vincent
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 160

Não lembro onde vi falar sobre O céu existe mesmo, o que me faz pensar que devo anotar sempre de onde veio a dica. Creio que o vi no site da Wook e em seguida ter procurado por opiniões a cerca deste, mas não tenho certeza. E encontrei algumas,  deixarei os link lá embaixo.  O que me chamou a atenção inicialmente é que pensei tratar-se de um livro reconfortante, que é o tipo de livro que estou sempre à procura. Livros que me aqueçam a alma e tragam o conforto e acalanto para aqueles momentos mais turbulentos deste estressante mundo contemporâneo.  Não sabia que o livro havia sido publicado no Brasil,  então acabei cobrando na Wook mesmo, o que foi muito bom, pois tive uma experiência de leitura inusitada para os tempos atuais:  ler um livro em que não encontro um erro de revisão a cada página. É divino!

Mas, voltemos aO céu existe mesmo. Eu comecei a ler o livro naquele mesmo dia em que comecei a ler o 'bendito' [manual prático]. Ou seja, não estava em um dos meus melhores dias, havia ido ao médico e voltei preocupada, nada como a maturidade para nos encher de medo, antecipações e preocupações. Não bastasse estava com problemas no trabalho. Então, livro reconfortante era tudo que eu precisava naquele momento.

Comecei o livro e gostei logo de cara, pois a narrativa é bastante agradável, mas depois a leitura foi ficando mais reflexiva do que reconfortante.  Não li o livro de uma sentada como dá para ser feito, pois tem poucas páginas e a narrativa é bem agradável,  mas a leitura foi alternada por outros tantos livros que estava lendo naquele momento,  como A utopia de Tomas Morus, e mais uns outros, que eu sempre considerava mais interessantes. 

Decerto os testemunhos de fé, e os aparente "milagres" me comoveram  na história, mas o que me comoveu e me surpreendeu foram   os gestos de solidariedade e cooperação. O que me faz lembrar do livro do Cortella (Diálogos sobre a esperança)  que diz que nossos livros só trazem a história dos conflitos, sem se deter na história das cooperações.

Depois deste peguei mais dois livros pra lá de reconfortantes, ainda os leio. Aliás, bem lentamente para melhor saboreá-los.

Alguns grifos [contraditoriamente este não foi um livro de muito grifos, vai entender!]
Não é justo. É preciso eu sofrer e estar neste estado patético para eles me darem a ajuda de que sempre precisei. (faz lembrar Jó o da bíblia, que acaba por me remeter ao de Josph Roth)

Supostamente, os pastores são pilares inabaláveis de fé, não é? Naquele momento, contudo,  a minha fé estava suspensa por um fio que se esgaçava rapidamente.

Às vezes pergunto-me que farão as pessoas que não têm uma grande família e não pertencem a nenhuma igreja? Em alturas de crise, onde irão buscar apoio?

O que podemos pedir, especificamente, em nossas orações?
Sinopse: 
Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenômeno editorial sem precedentes. Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar... 

Eu resumiria dizendo que é história de um garoto de 3 anos, filho de um pastor,  que teve uma experiência de quase morte.


Resenhas: [podem  ter  spoilers, embora eu nunca me preocupe com isto]  
http://tertuliasalareira.blogspot.com.br/2012/09/opiniao-o-ceu-existe-mesmo-de-todd.html
http://omeudiariodaleitura.blogspot.com.br/2011/09/o-ceu-existe-mesmo-todd-burpo-e-lynn.html
http://www.livrosepessoas.com/2011/03/16/relato-de-menino-sobre-ceu-e-o-fenomeno-editorial-do-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário