domingo, 9 de fevereiro de 2014

OS SEGREDOS DA PRINCESA DE CADIGAN & A MENSAGEM

TítuloOs Segredos da Princesa de Cadignan & A mensagem
Autor: Honoré de Balzac
Editora: DPL
Páginas: 94
Participar de um desafio qualquer que seja ele tem seus momentos inglórios. É quando você tem que cumprir/passar por fases que certamente preferiria declinar. E este foi o caso do tema de fevereiro para o desafio das Divas: romance que tenha como pano de fundo qualquer guerra ou revolução, ou mesmo pós guerra. A mim dá vontade de dizer: passo! Mas, como é meta a ser cumprida: vamos lá.  Fui às prateiras  ver o saía de lá e encontrei algumas coisas: O tempo entre costuras, O leitor e Ardil 22. Mas, continuei procurando. E eis que atrás de um livro para fevereiro para o Desafio do Skoob em que o mês é dos clássicos, encontro este Balzac fininho e ótimo para carregar na Bolsa. E qual minha surpresa quando leio a primeira frase: após os desastres da Revolução de Julho.... [ uhuuuu!!!!  ] 
Bem então está decidido para fevereiro, um mês de clássicos e livros com pano de fundo em guerras ou revoluções lerei Os segredos da princesa de Candigan
E comecei a leitura. Mas, não sei se por  má-vontade com as guerras e revoluções ou porque prefira o Balzac realista ao Balzac romântico, não gostei destes Segredos. Deparo-me com um livro que tem apenas  uma novela e um conto, num total  de 94 páginas mas que a leitura definitivamente se arrasta. Até agora os Desafios não me renderam boas leituras, mas vamos seguindo, quem sabe terei mais sorte com o próximo.   E enquanto isto eu vou lendo a passos lentos O tempo entre costuras, quiçá o termine antes do carnaval.  De que ano? Sinceramente não faço a mínima! 

Grifos: 
A literatura e a política são hoje o que era outrora a devoção para as mulheres, a última morada de suas pretensões. [?!]
Pobre rapaz! Quando se ama, torna-se bem estúpido.
O amor, reduzido ao que representa a Natureza, era aos olhos delas a mais ridícula coisa do mundo. 
O senhor que faz dramas, nunca inventará um tão negro, tão cruel quanto aquele.
SinopseArruinada por causa dos acontecimentos decorrentes da Revolução de 1830 - essa era a razão que ela preferia usar para justificar a decadência, - a princesa de Cadignan fez-se religiosa e decidiu viver reclusa em plena Paris, para se fazer esquecer, pois só lhe restara a beleza de sua extinta opulência. Desfrutava da proteção de algumas pessoas da sociedade de Saint-German, uma vez que o príncipe havia deixado a França com a família real.

A princesa ainda sonhava: "Ah! Gostaria no entanto realmente de não deixar este mundo sem ter conhecido os prazeres do verdadeiro amor"; quem sabe, porém, das surpresas que o futuro reserva?...



2 comentários:

  1. Os desafios não estão gerando leituras agradáveis, Marta?
    Eu tenho feito boas escolhas até agora. Nunca li nada do Balzac, então não faço a menor ideia se gostaria do livro que você selecionou. Mas o tema de guerras e pós-guerras me interessa. Os outros três que você cogitou ler estão na minha lista de leituras. E espero que goste de "O tempo entre costuras". É um dos que mais me animam.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Pois então Michelle, as leituras até agora não foram as mais empolgantes. Mas, gostei muito de Sopa de Romã. Que por procrastinação, falta de hábito ou indolência mesmo, não fiz nenhum post. :(

    ResponderExcluir