sábado, 25 de janeiro de 2014

O CARTEIRO E O POETA

Título: O carteiro e o poeta
Autor:  Antonio Skarmeta
Páginas: 126
Editora: Bestbolso

Confesso que escolhi O carteiro e o poeta por causa do tamanho, ou melhor do peso. Com tendões inflamados no ombro direito, não dá para carregar tijolos na bolsa, certo? Mesmo que eles venham carregados de magia e encantamento.  Tá certo o peso  não é o melhor critério para se escolher um livro pra ler, mas a gente faz o que pode. ;)

Durante muito tempo  eu ouvi falar de O carteiro e o poeta, e não me interessei. Não sei porque cargas d'águas sempre confundia com Cinema Paradiso, vai entender.  Mas, aí veio o Desafio Literário do Skoob e o tema Livro que virou filme, então pensei: levinho, fininho... e eu havia lido O lado bom da vida que não me empolgou nada, e depois veio o Desafio Literário das Divas, com o mesmo tema lá em agosto, então vamos aproveitar as leituras, não é?  Se der a gente lê mais alguma coisa, porque ler nunca é demais.

Começo a leitura e encontro um livro bem humorado, espirituoso, sagaz. Mas, nada pior do que excesso de expectativas, pensei que ia ler mais sobre O carteiro e o poeta, mas depois de um tempo encontrei mais do carteiro e menos do poeta, mais da paixão pela bela Beatriz e menos  das palavras do poeta. Isto decepcionou-me um pouco. Tá, tudo bem eu também gosto de uma bela história de amor, mas não era isto o que eu queria/esperava... então!...

Grifos:
Minhas ilusões de ser escritor agonizavam a cada noite nas oficinas úmidas dessa redação. eu ficava até a madrugada começando novos romances que deixava pelo caminho, desiludido do meu talento e minha preguiça.
É que a senhora não lê as palavras, mas engole. Tem que se saborear as palavras.
O senhor acha que o mundo inteiro é a metáfora de alguma coisa?

Sinopse: Sucesso também no cinema, esta novela tem como cenário o refúgio de Pablo Neruda em Ilha Negra, no Chile. Narra a amizade do carteiro Mario Jiménez com o poeta, e como nasce a admiraçao pelas poesias e a cumplicidade entre os dois, até a morte de Neruda.

Curiosidades:
O livro tem duas adaptações para o cinema.

Um ombro prejudicado...
Meu exemplar de O carteiro e o poeta

2 comentários:

  1. Eu também li "O Carteiro e o Poeta" esses dias. E confesso que o motivo da escolha foi o mesmo: o peso. Como não esperava nada, adorei. E na sequência vi o filme. Tão apaixonante quanto (embora bastante diferente).
    beijo!

    ResponderExcluir