quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL

TítuloUma Lição Inesquecível: Uma Executiva, Um Menino de Rua e Um Encontro Que Transformou Suas Vidas 
AutorLaura Schroff, Alex Tresniowski
Editora: Universo dos Livros
Pág: 256


Quando gostamos muito de algum livro sempre queremos falar sobre ele e nossa experiência de leitura a toda gente.  Foi assim com este Uma lição inesquecível. Eu o tinha aqui na pilha fazia algum tempo, não sei exatamente porque outros livros passaram à frente, nem porque o escolhi para ler exatamente neste momento, mas que bom que foi assim. O tipo de livro que me fazia querer voltar para casa para continuar de onde tinha parado, não era o livro que carregava na bolsa, então...

Este foi um livro que me fez pensar em outros que impressionaram-me muito. Me fez lembrar  O segundo suspiro, de Philippe Pozzo di Borgo, porque fala de amizade e superação; o Infiel, de Ayaan Hirsi Ali, que quando terminei estava tão impactada que não acreditava que tudo que havia lido realmente tivesse acontecido, e corri para o Google para pesquisar a história de Ayaan, e agora me aparece este Uma lição inesquecível, que realmente me deixou bastante impressionada.  E por que? Porque fala de amizade, de solidariedade de  fazer diferença na vida de alguém. Não falarei muito sobre esta história porque poucos são como eu, que ao ficar muito impactada/impressionada/angustiada/ansiosa no meio do livro, manda os tais spoilers às favas e lê o final do livro para acabar com a ansiedade e volta calmamente à leitura. Então, vou resumir dizendo apenas que gostei muito, muito! Como na leitura de Infiel eu pesquisei no Google, e vi as fotos de Laurie e Maurice. E achei interessante como nossas imagens são tão diferentes das criadas pelo autor, ou neste caso das verdadeiras. A Laurie na minha cabeça era morena de cabelos pretos, o Maurice tinha traços vietnamitas, não me perguntem porque. Se você ler o livro vai ver como passei longe, aliás bem longe.

E embora o mês das biografias nos dois Desafios tenha ficado lá atrás não me furtarei a usar o título para ambos os DL. 

Grifos:
Se o amor é o maior presente de todos - e eu acredito que é, então o maior privilégio que temos em nossa vida é o de amar alguém.
Maurice ensinou-me muitas coisas; é impossível listar todas elas. Ensinou-me a viver. Ensinou-me umas das lições mais importantes que uma pessoa pode aprender: como ser grata a tudo que tenho.
Os rituais são o que nos mantêm em terra firme, que nos dá a sensação de segurança e continuidade.
(...) acredito que há uma força no universo que une pessoas que precisam uma da outra. 
as pessoas dizem coisas bonitas a seu respeito  no seu funeral, mas você não está lá para ouvi-las. 

Sinopse:

– Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.

Um comentário:

  1. Ai, também sou dessas que cria uma imagem de personagem e depois fica indignada quando vê sua cara real (ou inventada por Hollywood). Eu já tinha lido resenhas sobre esse livro e pensado "OK, parece legal", mas nada que me convencesse de fato. Agora, pelo menos, ele tem mais um comentário positivo a seu favor.

    Sobre "Ishq & Mushq", aquele trecho que você selecionou resume bem a Sarna. Gostei muito da história :)

    bjo

    ResponderExcluir