domingo, 3 de agosto de 2014

ADEUS, MR CHIPS

Título:  Adeus, Mr Chips
AutorJames Hilton
Editora: Record
Pág: 90 

Sempre que me encontro perdida procurando alguma coisa diferente para ler, depois de fuçar as prateleiras, recorro às estantes dos amigos no Skoob. Foi  mais ou menos assim com este  Adeus, Mr Chips. Eu estava procurando alguma coisa diferente e este livro me apareceu em um site de leitura on line. Fui investigar e ele estava na estante da Claire com cinco estrelas, mas sem resenha. Dúvida cruel, a capa escolhida pela editora levou-me a crer tratar-se de um livro policial ou de aventuras. Mas, se a Claire deu cinco estrelas deve ser muito bom, pensei. Mas, não era o que procurava naquele momento, deixei pra lá. Mas, alguma coisa me atraia para o livro e acabei não resistindo.  Que bom!   Ler no computador é para mim muito chato e cansativo. Mas, era o que tinha no momento e  resolvi encarar. O livro é uma delícia. Uma narrativa gostosa e por vezes delicada. 

Gostei do livro desde o início, gostei de todo ele. Uma pena que um livro tão gostoso não seja mais editado e só seja encontrado em sebos ou para leitura on line.  O livro está em domínio público, pelo que pude entender. A narrativa do autor é extremamente delicada, mas bastante nostálgica. E muitas vezes fiquei a lembrar do Guilhermino de A indesejada aposentadoria, do Josué Montello, livro que li para o Desafio de 2013 e que gostei muito, muito, tanto que saí presenteando os amigos com ele.  A história é sobre memória e envelhecimento temas que não creio sejam muito interessantes aos mais jovens e que estão em busca de leituras com  emoções fortes.  

Quando comentei com o Regi, ele ficou interessado e depois de ler o livro me contou que houve um filme. Que bom, saber disso, mais um livro para os meus desafios, desta vez das Divas, um livro que virou filme. [Obrigada, Regi!]

Gostei muito, muito!

Grifos:


Quando vamos avançando em em idade (mas, de boa saúde é claro) ficamos às vezes em estado de grande sonolência, e as horas parecem passar como um lerdo rebanho a se mover através da paisagem.
Media o tempo ainda pelos sinais do passado. 
Boa pilhéria esta de envelhecer, mas uma pilhéria triste também, sob certos aspectos. 
Quando chegara pela primeira vez a Brookfield trazia um objetivo: ser amado, ser honrado e obedecido. 
Acho que na nossa idade tudo que a gente diz para as pessoas está certo. (?)
Mas, a verdade é que prefiro contar a livro a escrevê-lo.
Sinopse:

Enquanto o velho Chips recebe a visita de um estudante novato, sua vida é narrada em flashback, desde os tempos em que, ainda Arthur Chipping, tornou-se professor de um respeitável internato inglês para garotos. O romance acompanha então toda a existência do personagem pontuando a narrativa com alusões à história da Inglaterra e da Europa nos começos do século XX.


Vídeo da Claire sobre o livro:
http://www.youtube.com/watch?v=PEOfP_kuc4I

Um comentário:

  1. Esse livro é uma doçura. Suavemente melancólico, e tratando com carinho os personagens.

    Grata pela referência e o link!

    Claire.

    ResponderExcluir