quinta-feira, 19 de junho de 2014

O MARIDO PERFEITO MORA AO LADO

Título: O marido perfeito mora ao lado
Autor: Felipe Pena
Editora: Record
Pág: 304

Tempos atrás, aliás muito tempo. Assisti  uma entrevista  com escritor o Felipe Pena, onde o livro O marido perfeito mora ao lado foi citado, ele vendeu bem o seu peixe, afinal comprei o livro.  Deixou-me bastante curiosa. Não sei porque cargas d'água fiquei a imaginar tratar-se de um chic lit, não me falha a memória ele falou alguma coisa sobre quebrar padrões ou regras de narrativa (lógico as palavras não foram estas, mas entendi que ele pretendia desconstruir aquilo que esperamos de um texto narrativo para entretenimento). Bem isto ele fez muito bem. Pois há tantas reviravoltas, quantas forem possíveis. No fim fiquei sem nenhuma ideia acerca do que tinha lido, ou seja não tenho opinião formada sobre. Não é que não gostei do livro, mas houve vários trechos que para mim foram bem cansativos e eu acabava por pausar a leitura, outros fluía muito bem. Foi uma leitura de altos e baixos, por assim dizer. 

Bem era para o Desafio das Divas lá no mês dos escritores brasileiros, passou para o mês dos policiais/suspense e só muitos meses depois é que entrou no Desafio do Skoob em autores brasileiros, inclusive contemporâneos. Levei tempo demais para ler e embora tenha um delegado, um sequestro, tráfico de drogas e mais, para mim o suspense foi bem ralo, mas não sou expert em livros do gênero.  Embora não tenha sido uma leitura instigante como se espera dos livros policiais, pelo menos foi uma leitura divertida, em parte.

Grifos:
Pastoriza não acreditava em narrativas lineares, com causa e consequência; direção e sentido; princípio, meio e fim.
Se o outro é teu inferno, o que ele conta é uma versão de como se chegou lá.
Era inevitável as histórias de casais sempre lhe lembravam os romances de Gabriel Garcia Marquez.

Nada é obvio, a dúvida é nossa única certeza.
Qualquer professor que se envolvesse com uma aluna seria condenado pelo tribunal da santa inquisição pedagógica, sem direito a apelação.

Sinopse:
Em O marido perfeito mora ao lado, somos apresentados a uma mulher angustiada que busca a ajuda de uma terapeuta para salvar o casamento. Mas logo percebemos que a angústia é compartilhada por outros personagens, até mesmo pelos bem casados (ou principalmente por estes, como diz um deles). Então ocorre um crime. E os terapeutas farão o papel de investigadores. Quem é o culpado pela incomunicabilidade entre homens e mulheres? Uma questão que nem Freud foi capaz de resolver, embora passemos a vida atrás da resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário