terça-feira, 10 de junho de 2014

CONTOS FORA DA MODA

Título: Contos fora da moda
Autor: Artur Azevedo
Editora: Zero Papel
Ano: 2012


Participar de desafios literários é certamente sinônimo de aventuras e algumas desventuras,  e muitas vezes gratas surpresas, quando somos brindados com algumas pérolas literárias tão pouco conhecidas ou desconhecidas dos leitores e esquecidas pelas editoras. Foi assim com estes Contos Fora da Moda, de Arthur Azevedo. Contos de um humor sutil, com uma ironia bem dosada, no melhor estilo das boas comédias de costumes. Muitos trechos me fizeram lembrar de algumas das narrativas mais irônicas do Machado. 
Para mim esta foi uma das leituras mais saborosas dos últimos tempos, e que muitas vezes deixou-me com aquele sorriso nos lábios, e um que de nostalgia. Muito bom!
É por estas e outras que eu sempre digo que sou uma mulher/leitora do século XIX.


Grifos


... casamento assusta-me; é a a destruição de todos os sonhos, o aniquilamento de todas as ilusões. Deixa-me sonhar ainda... 

Tu o que tens é uma carregação de romantismo e preguiça, o que me aborrece deveras. 

porque a Vênus não tinha duzentos contos de réis em prédios e apólices. 

A moral como vão ver foi sacrificada ao egoísmo. 

Amor? Sei lá! Despeito, raiva, talvez...


Geraldo casou-se muito novo, em 1871, aos vinte anos, e enviuvou aos trinta. Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se macambúzio.

Contos (preferidos?)

  • A cozinheira
  • Caiporismo
  • A filha do patrão - este é impagável 
  • O velho lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário