domingo, 9 de março de 2014

OS ESPIÕES



Título
: O espiões
Autor: Luís Fernando Verissimo
Pag.: 175
Editora: Ponto de Leitura                                                                                                                                                                                                                            
Ainda não  satisfeita com as leituras para o mês do suspense. Volto a procurar algo instigante para ler. E penso que um livro com o título Os espiões deve/tem de ser um suspense. Bem acho que é, mas volto a me deparar com um suspense meio ralo, fazer o que! Deve ser sina/praga/mandinga ou sei lá o que. Desisto!

Este livro foi minha primeira experiência com os escritos do já conhecido de todos/quase todos Luís Fernando Veríssimo. Você vai me perguntar se não é um suspense. E eu direi que tem elementos: tem um mistério, tem uma investigação, tem espiões, então deve ser um suspense. 
É, mas para mim soou mais como uma brincadeira ou uma crítica bem humorada aos romances de suspense e ao mundo editorial, do que um romance de mistério. O livo é divertido e por vezes me peguei sorrindo enquanto o lia. E apesar de ser um livro fininho (minha edição é de bolso ideal para carregar na bolsa), a leitura não foi do tipo: devorei! Foi uma leitura pausada, mas bem agradável.

Alguns grifos:

Ela não me aguentava por causa da bebida e descobriu que sóbrio eu era pior.
Espionar é esperar. A frase é do John le Carré

SinopseLuis Fernando Veríssimo constrói, neste livro, uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério. Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letras de mãos trêmulas. Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Atormentado por sonhos românticos, esse boêmio frustrado com seu casamento, e infeliz no trabalho, decide tomar uma atitude - descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada. Na mitologia grega, ela ajuda Teseu a sair do labirinto. No entanto, o autor cria uma Ariadne ao contrário, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os espiões deste livro.

2 comentários:

  1. Você está mesmo zicada com os suspenses, hein? :(
    Tomara que seu mês de abril seja melhor com as mulheres escritoras.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, abril tem sido um deleite em termos de leitura. Daquelas que a cada página que lemos, queremos fazê-lo mais lentamente com dó que acabe.

      Excluir